segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A formação do professor no século xxI

IEBS_ Instituto Educacional Do Baixo Sul .
Docente -Maria Cremilda Costa Santana .


 

 
Resumo
A formação do professor no século xxI


A formação social do professor neste século XXI vem perdeu o prestígio social. Hoje é figura pouco valorizada, perdendo as cores que outrora o faziam cidadão excelso, nos dia atuais vimos sua capacidade e autoridade em terreno pouco fértil. Todavia, o professor continua a ser figura imprescindível no mundo, pois não há ensino-aprendizagem sem professor,esse conflito entre o desprestígio e o necessário ao mundo educacional nos faz repensar , Como deve ser o professor do século XXI?

As grandes mudanças, irreversíveis, estão relacionadas ao desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, que instituem diferentes concepções de tempo e de espaço e possibilitam ao professor desenvolver novas práticas pedagógicas. É necessário, então, que os professores do século XXI, em primeiro lugar, adquiram fluência tecnológica – vinculada à reflexão e ao uso de ferramentas digitais – e sejam os profissionais que o mundo globalizado está a exigir.

Assim, a função do bom professor do século XXI não é apenas a de ensinar, mas de levar seus alunos ao reino da criatividade do conhecimento. Para tanto, deve caminhar, ao rumo do saber, entre o desenvolvimento tecnológico e suas práticas pedagógicas. Há trilhas importantes passos ao desenvolvimento humano que cada dia estar adquiram fluência mas tecnológica .


A grande desafio do professor não é a de instruir, mas a de educar o aluno como pessoa humana que vai trabalhar no mundo tecnológico. Um mundo povoado de dores, incertezas e inquietações. A escola não pode mais se limitar a educar pelo conhecimento destituído da compreensão do homem real, pois de nada adianta o conhecimento bem ministrado em sala de aula, se fora da escola o aluno se torna um homem brutalizado, desumano e patrocinador .

Os professores possuir na gestão democrática um princípio primordial, que não exclua, não reprima . Quem exercita a democracia, em pequenas unidades escolares, constrói um espaço próprio e competente para assumir responsabilidades maiores na estrutura educacional.

O professor do novo milênio não é mais pedestal, dono da verdade,e dos conhecimentos , representante de todos os saberes, capaz de dar respostas para tudo. Ele deve articular-se com a escola e as famílias de alunos, na busca de contornar situações desafiadoras em sala de aula,o educador deve ter a preocupação de reeducar-se de forma contínua, uma vez que a sociedade ainda traz, no seu tecido social, as teorias da homogeneidade para as realizações humanas, teoria que, depois de séculos, conseguiu apenas reforçar as desigualdades sociais.

A missão do professor é orientar as pessoas ter a consciência que podem amar, viver e ser felizes com as diferenças, pois nelas poderão ser encontradas muitas semelhanças histórica. As diferenças podem somar valores e multiplicar gestos de fraternidade e paz entre as pessoas aprendizagem fundamentais à Educação para o século XXI..